quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Doutor em demografia e professor titular do Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas-ENCE/IBGE expressa seus pontos de vista em importante artigo de caráter pessoal que vale a pena ser lido detidamente. O artigo inclui a Declaração Universal dos Direitos Humanos e faz uma apropriada comparação entre os Direitos Humanos e os direitos da Terra. Afirma “A vida humana só pode existir porque foi premiada com um lar muito especial que é o Planeta Terra e sua rica biodiversidade”. Para concluir compara a necessidade biodiversa da vida na Terra com as afirmativas gerais da Carta da Terra: “A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.”
Cita Leonardo Boff e sintetiza que a biosfera (seres vivos) e os componentes físicos da Terra ─ atmosfera (ar), criosfera (gelo), hidrosfera (água) e litosfera (solo) ─ formam um complexo sistema integrado que mantém o clima do planeta e as condições materiais de equilíbrio, mesmo que instável e sujeito a um processo de evolução permanente. As condições para a existência de vida no planeta dependem de uma complexa articulação entre os componentes físicos e a biodiversidade.
José Eustáquio Diniz Alves, In: Direitos Humanos, Direitos da Terra e Direitos da Biodiversidade. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2011/01/12/direitos-humanos-direitos-da-terra-e-direitos-da-biodiversidade-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/ Acessado em: 26/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário