quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Após as notícias de 2010 onde a advogada da Monsanto envolveu-se na elaboração do Projeto de Lei assinado pelo líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), propondo a liberação de sementes estéreis no Brasil, chega novos esclarecimentos sobre o papel do governo estadunidense nos processos de liberação de transgênicos além de suas fronteiras.
Segundo o jornal inglês The Guardian que divulgou os despachos diplomáticos dos EUA tornados públicos pelo site WikiLeaks, dão conta de orientações ao governo americano para retaliar “ao estilo militar” a França ao poribir o cultivo do milho transgênico Bt MON810, da Monsanto, em 2007.
Partes do documento mostram o desprezo da diplomacia norteamericana em relação às questões ambientais: Tanto o governo da França como a Comissão [Europeia] sugeriram que suas respectivas ações não deveriam nos alarmar, uma vez que proíbem apenas o cultivo e não a importação [de transgênicos]. Nós vemos a proibição ao cultivo como um primeiro passo, ao menos para as lideranças anti-transgênicos, que em breve buscarão a proibição ou maiores restrições às importações. (…) Além disso, não deveríamos estar preparados para ceder no cultivo por causa do nosso considerável negócio de sementes na Europa (…).
O desprezo é mais evidente na recomendação do embaixador ao governo estadunidense: A equipe dos EUA em Paris recomenda que calibremos uma lista de alvos para retaliação que cause alguma dor através da União Europeia, uma vez que se trata de uma responsabilidade coletiva, mas que também foque em parte nos principais culpados. A lista deve ser bem avaliada e sustentável no longo prazo, já que não esperamos uma vitória imediata.
A revelação do WikiLeaks mostra a pressão americana sobre o Vaticano em busca de apoio aos transgênicos. Os EUA acreditam que o Papa tornou-se fortemente favorável aos transgênicos após longo trabalho de lobby sobre seus assessores, mas lamenta que este apoio ainda não tenha sido manifestado publicamente. “Existem oportunidades para pressionar o Vaticano sobre o tema, e assim influenciar um amplo segmento da população na Europa e no mundo em desenvolvimento”, diz um dos documentos.
Da redação da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, no Boletim 521 da Campanha Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos, In: Revelada pressão dos EUA sobre França e Espanha em favor dos transgênicos. Vaticano foi alvo. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2011/01/12/revelada-pressao-dos-eua-sobre-franca-e-espanha-em-favor-dos-transgenicos-vaticano-tambem-foi-alvo/ Acessado em: 26/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário