
Segundo o jornal inglês The Guardian que divulgou os despachos diplomáticos dos EUA tornados públicos pelo site WikiLeaks, dão conta de orientações ao governo americano para retaliar “ao estilo militar” a França ao poribir o cultivo do milho transgênico Bt MON810, da Monsanto, em 2007.
Partes do documento mostram o desprezo da diplomacia norteamericana em relação às questões ambientais: Tanto o governo da França como a Comissão [Europeia] sugeriram que suas respectivas ações não deveriam nos alarmar, uma vez que proíbem apenas o cultivo e não a importação [de transgênicos]. Nós vemos a proibição ao cultivo como um primeiro passo, ao menos para as lideranças anti-transgênicos, que em breve buscarão a proibição ou maiores restrições às importações. (…) Além disso, não deveríamos estar preparados para ceder no cultivo por causa do nosso considerável negócio de sementes na Europa (…).

A revelação do WikiLeaks mostra a pressão americana sobre o Vaticano em busca de apoio aos transgênicos. Os EUA acreditam que o Papa tornou-se fortemente favorável aos transgênicos após longo trabalho de lobby sobre seus assessores, mas lamenta que este apoio ainda não tenha sido manifestado publicamente. “Existem oportunidades para pressionar o Vaticano sobre o tema, e assim influenciar um amplo segmento da população na Europa e no mundo em desenvolvimento”, diz um dos documentos.
Da redação da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, no Boletim 521 da Campanha Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos, In: Revelada pressão dos EUA sobre França e Espanha em favor dos transgênicos. Vaticano foi alvo. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2011/01/12/revelada-pressao-dos-eua-sobre-franca-e-espanha-em-favor-dos-transgenicos-vaticano-tambem-foi-alvo/ Acessado em: 26/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário