

Para os cientistas, três desses limites o ciclo de nitrogênio, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas já foram ultrapassados e afirmam que a humanidade rapidamente se aproxima dos limites no uso de água, na conversão de florestas e de outros ecossistemas importantes para uso agropecuário, na acidificação oceânica e no ciclo de fósforo.
Os números para estes limites, a exemplo do ciclo de nitrogênio que antes da Revolução Industrial era zero removido da atmosfera, o limite é de 35 milhões de toneladas por ano. Os valores atuais 121 milhões são três vezes mais que o aceitável. A perda de biodiversidade, em número de espécies extintas por milhão de espécies por ano era de 0,1 até 1 no início da era industrial contra um limite proposto pelo estudo em 35. Entretanto, o valor atual já passou de 100 afirmam os cientistas. E, o consumo de água potável por seres humanos que era de 415 quilômetros cúbicos por ano antes da Revolução Industrial, hoje, chegou a 2.600, o que é muito próximo ao limite sugerido de 4.000 quilômetros por ano.
Os pesquisadores destacam a necessidade de se estabelecer limites também, para a emissão de aerossóis atmosféricos e poluição química, apesar de não haver atualmente, informações suficientes para tal definição.
“Embora a Terra tenha passado por muitos períodos de alterações ambientais importantes, o ambiente planetário tem se mantido estável pelos últimos 10 mil anos. Esse período de estabilidade – que os geólogos chamam de Holoceno – viu civilizações surgirem, se desenvolverem e florescerem. Mas tal estabilidade pode estar em risco”, descrevem os autores.
Desde a Revolução Industrial, um novo período surgiu, o Antropoceno, no qual as ações humanas se tornaram o principal condutor das mudanças ambientais globais”, destacam. Segundo os pesquisadores, se não fosse a pressão promovida pelo homem, o Holoceno continuaria ainda por muitos milhares de anos.
Mais: A safe operating space for humanity, de Johan Rockström e outros, os assinantes da revista Nature podem acessar em www.nature.com
Da Agência Fapesp, EcoDebate, 25/09/2009, In: Pesquisadores estimam que já ultrapassamos os limites da Terra, http://www.ecodebate.com.br/2009/09/25/pesquisadores-estimam-que-ja-ultrapassamos-os-limites-da-terra/
Gráfico: Alguns "limites planetários" já foram ultrapassados, admitem pesquisadores, In:www.ecodebate.com.br/2009/10/09/alguns-limites-planetarios-ja-foram-ultrapassados-admitem-pesquisadores/
Nenhum comentário:
Postar um comentário