sábado, 18 de julho de 2009

Flora brasileira pode guardar fármacos mais eficazes que os sintéticos”. Com esta chamada a lista EcoDebate leva aos assinantes as reclamações e os entraves apontados pelo cientista brasileiro Eliezer Barreiro (UFRJ) feitas durante a mesa-redonda Biodiversidade e a Busca por Fármacos para Doenças Negligenciadas, na 61ª Reunião Anual da SBPC, EM Manaus.

Eliezer é pesquisador no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas da Faculdade de Farmácia da UFRJ e publicou estudos sobre a utilização do safrol, componente químico do óleo do sassafrás contra leishmaniose, considerada doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde, ao lado da malária, dengue, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase e tuberculose.

O cientista brasileiro chama atenção para as barreiras que atravancam o trabalho de pesquisa, entre elas a legislação, apesar de estimar que a flora brasileira pode guardar compostos com capacidade terapêutica muito mais eficazes que os produtos sintéticos pesquisados e produzidos em laboratórios.
Mais: www.ecodebate.com.br/2009/07/18/flora-brasileira-pode-guardar-farmacos-mais-eficazes-que-os-sinteticos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário