


Ficará inesquecível o primeiro de abril de 2009, quando o autor do blog, no centro e na ultima foto, de pé, sugeriu ao amigo e professor de literatura portuguesa, possuidor de vasta cultura José Sales de Magalhães Filho à direita na primeira e segunda foto, a criação da Academia Muzambinhense de Letras, com uma condição: embora advogado, Otonelson Eduardo Prado não faria os Estatutos. Esta tarefa caberia a José Roberto Del Valle Gaspar, à esquerda nas primeiras fotos. Advogado e voluntário a várias associações no município, um amante das letras, da construção das boas frases e dos textos bem elaborados. Seguiram-se as coletas de dados e informações até chegar às mãos, cópia do Estatuto da Academia Caboverdense de Letras; um achado que facilitou. Uma adaptação aqui, outra ali e, logo veio à revisão. Convidada, a Professora Maria Antonieta Coimbra Campedelli contribuiu muito com sua experiência e amabilidade.
Não haveria disputa na Academia. Presidente e vice seriam ocupados pelos decanos e as cadeiras, também distribuídas conforme o princípio da mais idade. E para que os membros aproveitassem o máximo da convivência fraterna entre si, os demais cargos seriam ocupados por voluntários que não tendo livros publicados, se identificassem com a Academia pelo amor à palavra, à beleza e à estética.
Pois, bem. Do dia da mentira ao dia 17/07/2009 a Academia Muzambinhense de Letras transformou-se em realidade na Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite, numa noite concorrida, cheia de alegria e emoção com muita gente culta. Preenchidas 16 das 20 cadeiras com autores residindo em Muzambinho, valeu todo o esforço pelas energias positivas daqueles que contribuíram e foram solidários a este ideal.
Com agenda programada para homenagens e palestras que se seguirão no intuito de valorizar o gosto pela leitura e o aperfeiçoamento da técnica literária, Muzambinho entrou para o seleto grupo de cidades que se orgulham de ter sua Academia de Letras, o endereço do escritor e da cultura. Viva, portanto, o primeiro de abril, dia da mentira; viva a Academia Muzambinhense de Letras!
Mais: Empolgante, Emocionante e Histórica Solenidade de Fundação da Academia Muzambinhense de Letras na Casa da Cultura, In: Solenidade de Fundação da Academia Muzambinhense de Letras:17/07/2009, por Trindade Escudero.
Disponível em: http://muzambinho.com/ Acessado em: 20/07/2009
Fotos: muzambinho.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário