quarta-feira, 29 de julho de 2009

Começou a circular o convite para a abertura da Conferência Brasil 2020.
Chegou ontem por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com patrocínio da CEMIG, CASMIG e da Prefeitura de Belo Horizonte, o convite do Governador do Estado de Minas, Aécio Neves para a abertura da Conferência Brasil 2020. Será um dos eventos mais importantes do país para a agenda ambiental de 2009. Especialistas de diversos países, líderes empresariais, políticos e ativistas estarão presentes para discutir, em sessões fechadas, como reduzir 80% das emissões de carbono até o ano de 2020. Será lançado o “Climate Leadership Comapaign” que estimulará em cada um o sentimento de “Líder Climático” na comunidade, nas empresas, nas instituições, nos Estados e nos Municípios. Um chamamento à responsabilidade individual de cada cidadão.

Haverá também a apresentação da campanha de educação pública “Brasil 2020”, pela Rede Globo para despertar a atenção da sociedade para a gravidade do aquecimento global.

A presença é obrigatória.

Mais:www.brasil2020.com.br

domingo, 19 de julho de 2009


Ficará inesquecível o primeiro de abril de 2009, quando o autor do blog, no centro e na ultima foto, de pé, sugeriu ao amigo e professor de literatura portuguesa, possuidor de vasta cultura José Sales de Magalhães Filho à direita na primeira e segunda foto, a criação da Academia Muzambinhense de Letras, com uma condição: embora advogado, Otonelson Eduardo Prado não faria os Estatutos. Esta tarefa caberia a José Roberto Del Valle Gaspar, à esquerda nas primeiras fotos. Advogado e voluntário a várias associações no município, um amante das letras, da construção das boas frases e dos textos bem elaborados. Seguiram-se as coletas de dados e informações até chegar às mãos, cópia do Estatuto da Academia Caboverdense de Letras; um achado que facilitou. Uma adaptação aqui, outra ali e, logo veio à revisão. Convidada, a Professora Maria Antonieta Coimbra Campedelli contribuiu muito com sua experiência e amabilidade.

Não haveria disputa na Academia. Presidente e vice seriam ocupados pelos decanos e as cadeiras, também distribuídas conforme o princípio da mais idade. E para que os membros aproveitassem o máximo da convivência fraterna entre si, os demais cargos seriam ocupados por voluntários que não tendo livros publicados, se identificassem com a Academia pelo amor à palavra, à beleza e à estética.

Pois, bem. Do dia da mentira ao dia 17/07/2009 a Academia Muzambinhense de Letras transformou-se em realidade na Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite, numa noite concorrida, cheia de alegria e emoção com muita gente culta. Preenchidas 16 das 20 cadeiras com autores residindo em Muzambinho, valeu todo o esforço pelas energias positivas daqueles que contribuíram e foram solidários a este ideal.

Com agenda programada para homenagens e palestras que se seguirão no intuito de valorizar o gosto pela leitura e o aperfeiçoamento da técnica literária, Muzambinho entrou para o seleto grupo de cidades que se orgulham de ter sua Academia de Letras, o endereço do escritor e da cultura. Viva, portanto, o primeiro de abril, dia da mentira; viva a Academia Muzambinhense de Letras!
Mais: Empolgante, Emocionante e Histórica Solenidade de Fundação da Academia Muzambinhense de Letras na Casa da Cultura, In: Solenidade de Fundação da Academia Muzambinhense de Letras:17/07/2009, por Trindade Escudero.
Disponível em: http://muzambinho.com/ Acessado em: 20/07/2009
Fotos: muzambinho.com

sábado, 18 de julho de 2009

Flora brasileira pode guardar fármacos mais eficazes que os sintéticos”. Com esta chamada a lista EcoDebate leva aos assinantes as reclamações e os entraves apontados pelo cientista brasileiro Eliezer Barreiro (UFRJ) feitas durante a mesa-redonda Biodiversidade e a Busca por Fármacos para Doenças Negligenciadas, na 61ª Reunião Anual da SBPC, EM Manaus.

Eliezer é pesquisador no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas da Faculdade de Farmácia da UFRJ e publicou estudos sobre a utilização do safrol, componente químico do óleo do sassafrás contra leishmaniose, considerada doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde, ao lado da malária, dengue, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase e tuberculose.

O cientista brasileiro chama atenção para as barreiras que atravancam o trabalho de pesquisa, entre elas a legislação, apesar de estimar que a flora brasileira pode guardar compostos com capacidade terapêutica muito mais eficazes que os produtos sintéticos pesquisados e produzidos em laboratórios.
Mais: www.ecodebate.com.br/2009/07/18/flora-brasileira-pode-guardar-farmacos-mais-eficazes-que-os-sinteticos/

domingo, 12 de julho de 2009

Realizada pela Ambientepress Comunicação Ambiental e patrocinada pela BCB – Brazilian Carbon Bureau, BSi - Brasil Sistemas de Gestão Ltda, DNV - Det Norske Veritas Ltda, DQS do Brasil S/C Ltda, Nestlé, Souza Cruz S/A e Tropical Flora Reflorestadora, cerca de 200 convidados entre autoridades, a 4ª Edição da Homenagem às Empresas Brasileiras Sustentáveis, 18 de junho em São Paulo, na sede do CRQ.

São empresas com certificação ISO 14001; Balanço Social e Ambiental e outras que estão fazendo voluntariamente a mitigação na emissão de Gases de Efeito Estufa – GEE.

As homenageadas foram a 100% AMBIENTAL LTDA - AAM do Brasil - AREVA Transmissão e Distribuição de Energia -Banco Real - Biozyme Brasil Industria e Comércio de Produtos Ecoeficientes – Bradesco - Brasmetal - Waelzholz Indústria e Comércio - BSH Continental Eletrodomésticos - BSI Brasil - CBC Indústrias Pesadas S/A - Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira S/A - Conpacel – Consórcio Paulista de Papel e Celulose - DHB Componentes Automotivos S/A - DNV Certificadora Douglas Ortmann Portela - DQS do Brasil – Eaton - Eco Side Produtos e Serviços Corporativos Ltda – Ecorodovias - Engevix Engenharia S/A - Estre Ambiental - Fazenda Alternativa Solução - Grupo Ambitec - Hari Hartman – EPP - Holcim Brasil S/A - Leucotron Equipamentos Ltda - Maemba Madeiras e Embalagens - Marim Gerenciamento de Resíduos Mineração Fazenda Brasileiro - Mirafer Produtos Siderúrgicos - Moto Honda da Amazônia Ltda - MWM International Indústria de Motores da América do Sul – Nestlé – Nucleargeo - Química Industrial Supply – Renova – RESOL - Resol Produtos Químicos - Rizzo Consultoria Ambiental - RL Sistemas de Higiene - S.C.A. Indústria de Móveis - Sama S/A Mineração Associadas – Siemens - Souza Cruz - Tafisa Brasil S/A - Toyota do Brasil Ltda - Tropical Flora - Tyrolit do Brasil – Unavale - Valeo Sistemas Automotivos - Vasitex Vasilhames Ltda/Vasitex Ind. de embalagens Ltda - Ventiladores Bernauer S/A – Veolia – Vsévolod.
A Revista Meio Ambiente Industrial, que há quatorze anos vem acompanhando o avanço das ações empresariais em prol do desenvolvimento sustentável se diz satisfeita. Julio Tocalino Neto seu diretor afirma “Temos registrado a excelente contribuição das empresas brasileiras para aumentar o ciclo de qualidade ambiental do país e gerar benefícios para todos os cidadãos e o Planeta”.
Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial.
Foto: http://paralelipedal.blogspot.com/
Está disponível o Mapa com as 238 espécies e subespécies de invertebrados aquáticos e peixes que correm o risco de desaparecer, segundo a Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado pela primeira vez no Brasil, por apenas R$15,00 nas livrarias do IBGE em todo o país. Agora quem tiver interesse encontrará disponível na loja virtual do Instituto, www.ibge.gov.br, acessível gratuitamente pelo link “Mapas”, na seção “Canais”, na área destinada a “Geociências”.

Com o maior número de espécies de pássaros ameaçados de extinção em todo o mundo, o Brasil aparece no recente Relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – IUCN, que, em todo o mundo, mais de 800 espécies de animais e plantas foram extintas nos últimos 500 anos, segundo seus registros.
Mais: www.ecodebate.com.br/2009/07/11/mapa-do-ibge-mostra-onde-estao-animais-aquaticos-ameacados-de-extincao/
http://www.ecodebate.com.br/2009/07/03/lista-vermelha-das-especies-ameacadas-indica-que-o-brasil-tem-maior-numero-de-passaros-ameacados/
Fotos: idem, idem.